A psicologia, ergonomia e antropometria influenciam no trabalho de um bom Visual de Merchandising

Profissionais e empresas existem para os clientes, no entanto um quadro funcional qualificado é capaz de atender as suas perspectivas e elevar-se diante da concorrência sem maiores riscos de insolvência econômica. Merchandising representa inúmeros fatores que impulsionam os consumidores à compra agregando-lhes valor e satisfação em curto tempo de apreciação. Produtos e serviços disponíveis no mercado têm objetivos comuns – a venda. Vender se tornou uma ação super-dinamica no mundo globalizado, por isso a complexidade também está concentrada neste âmbito. Há quem defina Merchandising como Marketing, na verdade, os processos desse estão envolvidos naquele. As lojas do mundo se atentam às tendências dessas estratégias e visualizam no perfil dos clientes o que é necessário para atraí-los. A partir daí se identifica as várias formas de atuar e apresentar sua empresa. Diante de volumosos similares nas prateleiras e outros PDV`s é imprescindível elaborar projetos de diferenciação. Nas lojas de qualquer espécie é comum chocar-se com inovadores displays que direcionam cliente ao local exato do produto procurado. Objetos criativos, balcões de serviços, luminárias especiais, fachadas encantadoras, brindes, produtos personalizados, cartazes organizados dentre vários. Isso é o mundo show do varejo onde na passarela, quem passa é o cliente satisfeito com grande possibilidade de se tornar fiel. As compras em grande maioria são decididas nos pontos de vendas, mas o Merchandising que deve auxiliar o consumista na decisão garantindo acessibilidade, qualidade e satisfação passa por vários lugares dentro e fora do negócio: nas propagandas televisivas, anúncios de rádio, outdoor, panfletos etc. Ao analisar um programa dominical de TV, percebe standers de marcas patrocinadoras entre o público e apresentador. Esse “enfeite” externo deve ser condizente com as opções da loja. De nada adiantaria cores, formas e artes na mídia se no empreendimento encontra-se opacas idéias.
O cliente é a ferramenta principal para projetar PDV. O visual Merchandising aprecia seus gostos, comportamentos, atitudes, seus olhares, familiares, amigos, companheiro, até através do lixo da casa analistas descobrem o que o cliente deseja ou evita, como foi o final de semana e como está seu “espírito”. Para tais métodos eis o olhar psicológico de observar qualquer detalhe no relacionamento com o ambiente e as pessoas desvendado seus pensamentos, sentimentos, razão das atitudes e o comportamento humano.
O olhar ergonômico faz com que o profissional descubra o melhor jeito do arranjo físico evitando incômodo ao pegar o produto desejado ou se direcionar para tal seção ou departamento. O layout empresarial bem definido facilita a movimentação das pessoas na loja e objetividade da garagem ao terminal de atendimento. Entrar numa empresa e passar por corredores vazios, escuros, lembra estar num labirinto e a impressão de dificuldade marca a passagem do cliente. Deve-se haver, no entanto um entendimento da interação entre seres humanos e outros componentes de um sistema. A política e processos são tópicos relevantes na estrutura organizacional que permitem ao empregado motivação e prazer de trabalhar em turno apropriado as necessidades pessoais, ética, supervisão e trabalho em equipe. O sistema ideal de um negócio oferece eficácia para atuar com diferenciados tipos de usuários a tratá-los individualmente. Eficiência ao dispor recursos materiais, na medida certa, sem excesso, em tempo curto e redução total do esforço físico e cognitivo.
“Antropometria é o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes”. Ressalta a fórmula correta de adequar a organização aos clientes. Numa loja puramente infantil, as paredes, colunas e teto devem ser adaptados à estatura, peso, densidade corpórea das crianças que definem seu público alvo. Para vender roupas, por exemplo, é preciso saber as tendências do corpo humano na atualidade, a evolução física das pessoas diante do modismo calórico e produtos industrializados. Avaliar e comparar gerações e inspirar as modalidades futuras das pessoas. O visual de Merchandising é capaz de mensurar através da quantidade e estatura média das pessoas que freqüentam o estabelecimento o conforto que a empresa lhes proporciona. Aplicando indicadores de medidas corpóreas, percebe se determinado consumidor está com indício de desnutrição – entra a jogada profissional – dispõem na prateleira produtos ricos em vitaminas apropriadas, ou diante da figura obesa, um excelente rol de produtos lights e diets – mas cuidado, a imagem de lights e diets deve transmitir saúde... não a obrigação de usar o produto. É inviável então desenhar uma empresa sem conhecer o ser humano, suas emoções, peso, estatura e postura.