Recall arranha a imagem da empresa


De vez em quando surgem notícias de produtos retirados urgentemente do mercado. Geralmente são sujeitos a algum defeito de fabricação e/ou causadores de danos para a população. Grandes e globalizadas empresas também estão ativas nesse tipo de ação. Aliás, muito têm acontecido, as “obrigações” de saídas de um determinado lote em circulação. Pois bem! Estamos falando de recall.


Os atuais consumidores têm ferramentas importantíssimas para avaliar e fazer manter a comercialização de qualquer produto ou serviço. Isso lhe traz uma maior proteção em relação à antigamente. É que temos hoje mais leis e conselhos regulatórios, que privilegiam a ética e incentivam a qualidade total.
O código de defesa do consumidor do Brasil, por exemplo, é um dos melhores aliados de defesa do mundo, como o nome já sugere. Implica que o consumidor nem sempre, ou quase nunca se apodera disso. Maioria nem tem conhecimento do assunto.


Neste sentido é que faz diferença o planejamento eficaz de qualquer desenvolvimento de produtos e serviços, começando da elaboração até a execução, qualificando todos os processos para serem validados pelos clientes.


A empresa que permite o recall poderá sofrer penalidades gravíssimas, às vezes irreversíveis. Não apenas legalmente, mas, o abandono do consumidor. Se hoje já se torna mais difícil fidelizar um cliente com tantas opções e substitutos no mercado, imagine sua reconquista. É isso, empreendedores se atentem porque um recall arranha a imagem da empresa, é um mal desnecessário.