Aumenta o comércio nos bairros de Santo Antônio de Jesus

Discutir sobre varejo não é uma idéia recente, se trata de práticas negociantes desde o início da comercialização mundial, mesmo que intrinsecamente, por desconhecer a teoria, o termo era conhecido apenas como compra/venda de produtos e serviços. Com o passar do tempo surge a necessidade do Marketing criado nos EUA, décadas de 40 no fervor do capitalismo com a influência da 2ª guerra mundial como cita Cobra (2003). A partir daí, em qualquer tipo de negócio o Marketing tornou-se indispensável – uma ferramenta estratégica para satisfazer o cliente e ganhar vantagem competitiva no mercado.No varejo, entretanto, está concentrada maiores táticas de Marketing pela diversidade de empreendimentos disponibilizados à população. Se tratando dos bairros, especificamente, representam relevância na maneira de como é desenvolvida a mercadologia sendo recentemente assunto abordado por especialistas pelo aprendizado e simplicidade de gestão nos negócios.Nos bairros de Santo Antônio de Jesus/Ba, mormente São Benedito, Andaiá, Cajueiro e Maria Preta o fluxo de investimentos aumentou nas últimas décadas sob influência do composto mercadológico. O foco dos varejistas de bairros está nos consumidores da localidade a qual a organização está inserida, possibilitando contato mais pessoal e personalizado.Segundo Kotler (1998, p.500), o varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial. Esta definição objetiva a responsabilidade do varejista e a relação com a sua clientela.No contexto mercadológico o varejo estimula a aceleração da economia nacional quando se trata de produção/consumo de alimentos e disponibilidades de serviços. A descentralização de vendas é resultado também do aumento de negócios nos bairros, que tem por uma das finalidades facilitarem o relacionamento varejista e consumidor. Neste sentido, o varejista é definido por Levy e Weitz (2000:26) como “negociante de um canal de distribuição que liga fabricantes e consumidores” independente de onde e como comercializar.Santo Antônio de Jesus está inserido num cenário próspero com implantação de novas e grandes empresas em vários tipos de mercado. Esses e outros fatores entusiasmaram a gestão dos empresários locais, e incentivam a reestruturarem as táticas administrativas para melhor desempenhar as vendas, logística, atendimento e políticas de créditos. Mas para concorrer com nomeadas redes, os pequenos empreendimentos estão se aproximando do consumista no sentido comportamental e demográfico simplificando as atividades de acordo o raciocínio de Perene (2000), cita que “os supermercados compactos ou de vizinhança oferece uma linha completa, porém com menor sortimento” e direcionada ao consumidor final, geralmente se situam nos bairros.Visualizando as mudanças é possível descobrir a viabilidade dos incrementos para o consumidor, visto que a concorrência está mais acirrada e os benefícios ou possíveis desvantagens serão concretizadas com pesquisas e avaliações de relatórios.O setor serviços tem fatia significativa no processo de desenvolvimento comercial de Santo Antônio de Jesus. Vale identificar qual a influência que empresas estatais e privadas trazem para expansão desse tipo de varejo como obras realizadas pela Petrobrás e Odebrecht, na captação de mão-de-obra direta e indireta atingindo quase na totalidade pessoas de baixa renda da cidade e região. Conseqüentemente o valor destinado a essa mão-de-obra é revestido na própria economia fazendo fluir num ciclo vicioso com consumo de móveis, eletrodomésticos, vestuários que estão posicionados como recorde de vendas atualmente.Com o processo de modernização é fundamental o acesso rápido aos produtos e serviços e imprescindível atender às obrigações urgentes de consumo. Nessa linha de raciocínio os varejistas de bairros reagem constantemente às pressões do mercado para mobilizar parcerias com fornecedores e fortalecer o poder de barganha podendo reverter os benefícios em vantagens à clientela.A visão de especialistas sobre o assunto leva cada parte envolvida no varejo a refletir sobre o posicionamento na economia, sobre as formas de investimentos facilitados por programas governamentais, estratégias de promoção, preço, distribuição e política de pagamentos, sobre atuação geral de Marketing de varejo.As interconexões dos setores resumem a rentabilidade dos negócios em Santo Antônio de Jesus. Desse modo, discutiremos os métodos e práticas adotadas por gestores de organizações privadas para atuar e se manter como referência em varejo no recôncavo baiano.