Breve e intensa experiência no Rio de Janeiro

Um passeio apenas. É difícil decifrar nessa simplicidade quem tem a oportunidade de viajar para o Rio de Janeiro. Expressão que pode ser substituída por experiência de viver momentos grandiosos; apreciar e aprender sobre a beleza natural, combinada à incomparável estrutura arquitetônica urbana. Uma visão quase que inexplicável.

Sabe quando você chega num desconhecido e imediatamente alguém te recebe de braços abertos... E diz mesmo que não com palavras, mas através de um gesto inspirado numa ideologia religiosa: “Seja bem vindo e aproveite a Cidade Maravilhosa”. Começa assim a estadia na cidade do Rio.

Estamos falando de um dos mais conhecidos cartões postais do mundo, O Cristo Redentor: Situado no morro do Corcovado, zona Sul da cidade. Foi inaugurado em 1931, eleito no dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, como uma das Sete Maravilhas do mundo moderno. Quase todo lugar na cidade se enxerga o monumento representativo cristão.

Claro, tanto reconhecimento sem menosprezar outras cidades como a nossa querida Salvador, que também tem suas riquezas históricas e modernas.

E ainda no mesmo percurso, mais encantamento. Tem a Floresta da Tijuca, considerada umas das maiores florestas urbanas delineadas pelo homem no mundo. Mas quem por lá passa, sente a leveza da brisa, o barulho sossegado de cachoeiras, o animo dos animais, o verde que tanto o planeta valoriza. A natureza em forma.

Passear entre a floresta é uma sensação de estar em outro ambiente. Mas, quando se atenta à realidade, nos posicionamos é no meio de tantos prédios, praias, carros e gente... Esse é o encanto. De estar em vários lugares agregados a um só. E é o segundo maior pólo econômico do Brasil, de acordo o IBGE. Que mistura.

O Pão-de-Açúcar, formado por morro da Urca e morro da Babilônia é outra parte dos desejos turísticos na capital fluminense. E juntos ao Cristo é que titulam os cartões postais mais famosos do Brasil. Também lá se vê uma mesclagem de povos: pobres, ricos, daqui ou de outras nações. É atração para todos. O bondinho do pão de açúcar é o teleférico responsável no transporte e possibilita a visão panorâmica das cidades Rio Niterói, inclusive a vista da Praia de Copacabana, Praia Vermelha e inúmeras alternativas.

Quem não viu o Rio de Janeiro mesmo em casa? Através de todo o sistema globalizado e tecnológico, a todo instante, estamos em sintonia com a cidade. Numa novela, filmes, telejornais... Sites de notícias, os maiores empresariais. É a concentração da maior parte artística do nosso país. Os melhores talentos da arte e cultura. E o maior centro de televisão. Um mundo de idéias, que vem de studios de produções diversas. A Globo, dentre outras redes. E empresas mais fluentes brasileiras, fortes também no mundo. Vale e Petrobrás, por exemplo... Fazem-se raízes que se espalham e originam outros órgãos até chegar por toda a parte do planeta.

Mas este texto é só um crédito. Quem escreveu teve uma breve e intensa experiência no Rio. Imagine quem vive, que cria e recria a sua história. Certamente tem muito mais pra contar e demonstrar orgulho.

Ela é "simplesinha", mas é maravilhosa.