Valor de merchan

Vamos para um artigo mais prático e pegar como referência os tópicos do Curso de Gestão da Comunicação da Fundação Getúlio Vargas, que correlaciona os principais pontos importantes para trabalhar o marketing dentro e fora das empresas com a ferramenta merchandising.

Merchandising em Meios de Comunicação
Temos conhecimento de merchandising em meios de comunicação como uma alternativa eficiente de promoção à venda, e são utilizados vários meios como rádio, cinema, televisão.  Um exemplo de que a idéia não é nova está no filme Naufrago anunciando a empresa Fedex Express como responsável e focada na qualidade dos serviços. A marca apareceu no longa para resolver situações.
No mesmo ritmo opções de lançamentos e promoções em diversos métodos para variados públicos nas telas nacionais. As novelas, inclusive de nobres horários abordam os produtos que as patrocinam. A Natura, focando responsabilidade socioambiental e realçando os profissionais de designs, Kia Sol, Banco Itaú... Uma boa maneira de interagir, com certeza.

Merchandising no Ponto de Venda
No PDV,  nas chamadas as compras devem ser considerados os aspectos das abordagens alinhadas com outras mídias. Cartazes, uniformes, panfletos, displays, balcões e os perfis dos profissionais precisam ser similares às ofertas que disponibilizam.
A abordagem mais atraente e discreta, baseado em estudos pisco demográficos do consumidor é a melhor solução para um trabalho rentável e responsável.

Propaganda
A propaganda no mercado é valorizada e tem participação importantíssima no PIB nacional, de acordo a FGV, equivale a 1% numa pesquisa recente. São os recursos incentivadores e agregados nos valores das pessoas que estimulam a compra, que faz lembrar a marca. A propaganda é um nutriente indispensável do marketing.

Objetivos para Alocação de Verbas
O público deve ser definido de acordo a necessidade da campanha, do tipo de serviço e produto a ser apresentado. A idéia é objetividade, encontrar perfil consumista e principalmente no que se refere à cultura e condições financeiras dos novos e atuais consumidores.
A verba para um plano de marketing é sempre questão a ser analisada. Que atue como custo benefício. Sabemos que está cada vez mais exigente o mercado publicitário, pela expansão da área e dos recursos, e as empresas investem alto, tudo a fim de cativar e manter clientes. A verba não deve ser uma incógnita, é preciso chegar a um equilíbrio, escolher adequadamente o tipo da mídia, e distribuir aos que forem convenientes naquele momento.

Briefing e Planejamento da Campanha
É o momento de colher tudo que é válido para a campanha e traçar os objetivos do cliente, a fim de identificar onde está e aonde quer chegar.
As agencias mais qualificadas se situam neste momento como possibilidade de descobrir os gostos e desejos dos clientes para se trabalhar com seus consumidores, por isso que toda ação mercadológica exige um planejamento coerente para o andamento correto das ações, inclusive no que tange a execução e conclusão de cada evento, numa visão interna e externa.

Criação e veiculação
Inovação e criatividade para manter-se no mercado. Palavra ordem no mundo dos negócios contemporâneos. A inovação não significa detalhes complicados, mas sugere  idéias simples e transparentes que tenha um reflexo de sustentabilidade.
As embalagens tem sido uma vertente aos olhos de designs de produtos, para de cara, serem apresentados os conceitos que anseiam. E vivamente às vezes a própria embalagem é um presente que impulsiona a compra. Hoje se foca os produtos e embalagens renováveis, sustentáveis, recicláveis. É o pensamento com o meio ambiente que deixa de ser novidade para se tornar uma necessidade das empresas com a sociedade que traduz numa resposta positiva de qualidade de vida.
E para veicular tanta marca no cenário mercadológico altamente efervescente, qual será o verdadeiro instrumento? Como será a participação no mercado competitivo? Seja qual for o meio de comunicação, tem que escolher também a duração, a probabilidade de retorno, para onde vão tantas informações e como chegam ao público alvo. É importante uma equipe estratégica de vários setores para constantemente avaliar todas as ações enviadas em público.

Mídias Digitais
São tendências, mas, não deixa de ser preocupante o uso de ferramentas de mídias digitais por causa de descaso de muitos gestores. Não adianta disponibilizar os melhores softwares e hardwares se não há participação inteligente nas trocas de conhecimentos. É a chance grande que modernas organizações tem de interatividade e situações em tempo real, por isso, a responsabilidade também é grande. Uma informação mal distribuída atualmente em redes pode causar transtornes incontornáveis, tipo, desculpas depois não mais vale.
Todas as informações são postadas para um número ilimitado de usuários. O cuidado é não entender este público como usuário e sim, continuar o conceito de consumidores. O que é postado seja através de imagem, texto, na mídia digital está sujeito a avaliações mais rápidas e complexas. As palavras certas para o público bem mais pluralizado.
Todo cuidado é pouco para dispor os recursos na mídia em geral. Os erros devem ser evitados quando se fala da estrutura e posicionamento da marca e organização. Os valores devem ser reais, atualizados, sem escassez de estoque e definir bem o alvo.