Promoção do público interno garante maior sustentabilidade nas empresas

Com o mercado abafado de novos comportamentos dos consumidores evidencia a busca cada vez mais acirrada pela fidelização, retenção e aquisição de clientes.
É de praxe as organizações focarem ações diretas com o púbico através de campanhas atrativas desenhadas por um bom merchandising, que permite além de maior visibilidade de um produto ou marca, incentivar a compra imediata e adquirir respostas momentâneas.
Em sentido estratégico não se permite a miopia institucional nesses projetos, é o que ocorre em maioria das corporações. Outras já reagem. Agentes de negócios que seguem tendências e nichos estão focados em ampliar os conceitos de marketing na administração geral, inclusive os três públicos que lhe assegura: os internos na forma dos vendedores; os externos referindo aos fornecedores, negociadores, esses fazem parte das transações comercias por meio de intermédio; e consumidor final.
É certo que as empresas são instrumentos de transformação na vida das pessoas atribuindo-lhe grande parte do tempo no dia-dia. Por estes aspectos também que vivenciam experiências diferenciadas, entretanto, muitas vezes surgem climas demasiados. Compete aos gestores implantar soluções para evitar momentos de desmotivação. Sabe-se que não é fácil manter uma equipe motivada sempre, principalmente pela adequação de valores pessoais a serem alinhados na profissão.

Os vendedores e representantes de vendas são principais responsáveis pela ligação direta e indireta dos consumidores e os produtos/marcas. A equipe de abordagem tem sido “a íris dos olhos” dos visionários administradores e marqueteiros.
Além disso, são os atuantes que mais se comunicam e conseguem desenvolver o relacionamento afetivo. Com eles é preciso traçar projetos ou programas de incentivo constantemente, já adotados por muitos dos empreendimentos que desejam permanência no mercado. Estamos falando de valorização e reconhecimento humano no processo de compra e venda.

O objetivo do texto é mostrar que é muito vasto o panorama de programas de incentivos ao público interno, e deve ser aplicado de acordo o momento e necessidade das empresas e pessoas, analisando todos os fatores atribuídos a um e outro para delinear uma ação coerente e eficaz.
Apresentam-se abaixo algumas ações encontradas no mercado seguido de observações e idéias de complemento.
-  Então, são exemplos como remunerações extras no final do mês para o vendedor que atingir ou superar metas. Estas metas e valores devem ser estipulados de acordo condições de faturamento e operação dos agentes empresa e funcionário.
-  Exposição do quadro ou troféu com a foto do colaborador na parede. É ótimo, mas precisa ser destacado e mostrado ao cliente, exposto nos melhores metros quadrados da loja.
-  Publicação em jornais e informativos. É indispensável a comunicação clara, evitando a repetição de idéia. Melhor quando incrementa com fotos, depoimentos de pessoas e/ou parentes, uma biografia mais detalhada, ou homenagem de um familiar como mãe, filhos, esposa, etc.
-  Presente ou brinde. Os mais percebidos são eletroeletrônico que podem ser substituídos por produtos mais pessoais e personalizados.
-  Benefícios como plano de saúde, odontológico, vale transporte e alimentação. Não se trata de novidades. Alguns desses benefícios são estimulados por lei, o que pode é expandir, agregar mais valor.
-  Homenagens com festas. É comum em confraternizações de final de ano. Errado é quando se esquece funcionário o demais 364 dias.
- Viagens. Torna-se mais completa quando e inclui casal, ou quem sabe proporcionar um lazer em família com pais e filhos numa fazenda, ou com amigos em data específica.
- Conhecer um ponto turístico do país ou outro lugar do mundo. A história pode ser narrada pelos próprios vencedores estimulando os outros da equipe, publicada em blogs e sites da empresa, nas redes sociais, ou até formar anualmente um livro com os vencedores.
- Presentear os parentes tem sido uma marca de poucas empresas modernas. Pode ser despertado o orgulho e valor que a pessoa querida tem pelo profissional, nesse caso, estímulo em família para a motivação levada ao ambiente de trabalho.
- Eventos corporativos. Reconhecidos pela diretoria como profissional de comprometimento. As vezes se incentiva palestras ou fala, mostrando aquele membro a sua importância no crescimento dos negócios.
- O salto de pára-quedas, escalações de montanhas em lugares famosos. Estimula o esporte, é idéia nova, viável a depender do perfil da equipe.
- Cruzeiros. Tendência nos últimos anos por grandes corporações, principalmente com as parcerias. Não adianta propor passeio em cruzeiros se o colaborador não possui de roupas e assessórios para acompanhar, isto conseqüência lhe traga efeito contrário com constrangimentos por diferenciar dos demais participantes.
- Gincanas são importantes desde que tenha lógica, focadas em trabalho de equipe, principalmente que gere benefício à sociedade.
- Os Sorteios. Agora se sorteia também aparelhos como celulares de tecnologias mais modernas, notebook, etc. Tudo para juntos acompanharem a globalização.
 -Concursos. Ótima oportunidade para estimular à cultura, o esporte, a arte.
- Dias de folga para quem produzir mais e melhor. Organizando uma tabela proporcional o mecanismo funciona bem.
-Ingressos com passagens, alimentação e hospedagem para assistir Fórmula 1, Copas do Mundo e Olimpíadas. Ações desse nível realizam sonhos.
- O dia D. Dele ou dela. Para agir projetos ambientais, sociais, culturais.  Ou para a prática de esporte, cinema, academia.


Muitas corporações nacionais e internacionais utilizam recursos mais permanentes, com profissionais especializados na área de saúde e estética. São idéias reais: Sala de psicologia, restaurantes sofisticados, sala de descanso, aniversário no salão de eventos, massagem e/ou hidroginástica, programa de incentivo a saúde da mulher, do homem e das crianças. O bom ambiente deve ser sempre, o projeto precisa ser bem planejado com foco nos curtos, médios e longos prazos.
Uma das maneiras de conhecer o público interno é através das redes sociais, a interatividade com o mundo e as pessoas. Pois é, para promover  equipe é preciso estudar seus hábitos,  mudanças, comportamentos, tudo conforme se faz com o público externo e o consumidor final.
E para finalizar o texto, não as idéias, podemos lembrar a importância da realização de eventos onde as empresas sejam promotoras ou patrocinadoras. Os funcionários certamente terão a honra fazer parte do grupo que estimula a sociedade ao crescer.  Mas quer ver sucesso mesmo em vendas e imagem? Seguir o “modismo” da responsabilidade social e ambiental. Mais assertivo é incluir os funcionários nas execuções para eles se sentirem verdadeiros responsável por um mundo melhor e sustentável.