Marketing Jurídico, comunicação para advogados vencedores

Por Noemi Lima - Nada mais é que o marketing tradicional aplicado com o foco específico do meio jurídico enquadrando-se nas normas determinadas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, com o dever de dotar a advocacia de uma visão de negócios com orientação estratégica de médio e longo prazo, para garantir a efetividade dos resultados.
Transpôs-se a época em que o escritório de advocacia era ligações familiares, que podiam ter uma administração arcaica e amadora com a esperança dos clientes baterem às suas portas procurando por serviços jurídicos. Com o capitalismo o mercado tornou-se agressivo, e a banca que não se destacar com um nome forte e uma produção intelectual sólida estará fada a competir por patrocínios sem relevância e com honorários cada vez mais exíguos.

O domínio da técnica jurídica, isto é, conhecimento moderno da legislação, jurisprudências e doutrinas, é primordial. “O mercado é muito concorrido e estratégias de marketing bem aplicadas podem diferenciar o escritório e o profissional. A qualidade do serviço prestado, contudo, tem que ser condizente com tais estratégias.”¹

O Marketing é uma atividade tão importante quanto uma administração ou finanças e, dessa maneira, deve ser considerado um custo. Ressaltando que a principal função do Marketing Jurídico não é desenvolver um planejamento estratégico especifico, resumidamente é um investimento que em desenvolvido sempre trará resultados aditivos.

Nos termos do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), consta um capitulo especifico para esclarecer as questões de publicidade, comunicação e marketing executado na área jurisdicional. O Provimento 92/2000 foi redigido com a função de organizar e atualizar estas regras. Ambas possuem claramente as regras permissíveis e restritivas, o bom é ressaltar que pode sim investir em um marketing e na pratica de ações de comunicações, desde que esteja sob o regime da ética jurídica. Devido a essa necessidade houve o desdobramento da área do marketing para atender essa necessidade no mundo jurisdicional.
Para que seja desvinculado o mito de que advogados não são vendedores voltados para área consumistas, é importante colocar em foco que Marketing é algo voltado para a realização de um planejamento estratégico, portanto é necessário que um escritório, sendo ele advocacia ou não esteja munido de uma estratégia bem preparada para prosperar e que os clientes atentem aos serviços oferecidos dentro de suas eventuais necessidades.

O Marketing Jurídico abrange também o digital, é permissivo pelo Provimento 92/2000 que um escritório de advocacia tenha um site/website, contendo seu enderenço, área de atuação, títulos acadêmicos e jurisprudências e súmulas servindo de referência para os clientes, principalmente quando se trata de Assessoria Jurídica voltada para empresas de médios e grandes portes.
“Ser um advogado conhecido, apenas, não é suficiente, é preciso gozar de uma reputação positiva e credibilidade. As pessoas, cada vez mais, estão consultando os conhecidos quando vão realizar um negócio, em muitos casos, através das redes sociais, que alcançam centenas e até milhares de pessoas imediatamente. Um profissional ou uma organização que tiver sua marca difamada no mercado enfrentará graves problemas e terá dificuldade para superar essa imagem negativa”.

Noemi Lima é estudante e profissional do Direito em Londrina PR.